Comércio Exterior: Qual sua estratégia a partir de agora?
- IBComex
- 12 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
O Brasil enfrenta desde o final de 2014 uma das maiores crises de sua história, com aumento nas investigações de casos de corrupção e, especialmente, problemas político-econômicos, que já refletem na disponibilidade de crédito, inflação, desemprego e produção da indústria.

Como medida de ajuste econômico adotado pelo governo Brasileiro, em maio de 2015, as alíquotas de PIS e COFINS importação aumentaram de 1,65% para 2,1% e 7,6% para 9,65% (como regra geral – sem levar em consideração o adicional de 1% da COFINS aplicado em 2013 e sem direito a crédito), respectivamente.
Tais aspectos fazem com que o importador demande uma maior e melhor estratégia em seus negócios, dedicando seus esforços a diluir ou até mesmo cortar seus custos, impactando também em seu rendimento e crescimento.
Porém, apesar de todos estes aspectos existem alternativas que o empresariado pode buscar para ser mais efetivo e menos dispendioso. Épocas de crise, geralmente, são fases que permitem a readequação das estruturas empresariais, focando especialmente no investimento em infraestrutura (devido a ociosidade produtiva) e a busca de melhores estratégias de gastos.
Sob esses aspectos, a IBComex vem atuando de forma efetiva como consultoria empresarial, apresentando as mais diversas soluções dentro dos parâmetros legais seja para investimento, definição de estratégia e até mesmo para busca de novos mercados para empresas nacionais e estrangeiras.
Consulte-nos e busque o melhor resultado para sua empresa.
IBComex
Estratégia em Comércio Exterior
Posts recentes
Ver tudoNesta última quinta-feira (17) foi publicada a Resolução CAMEX nº 064/2017, que reduz para 0% as alíquotas ad valorem do Imposto de...
Com a publicação em Julho do Decreto No. 8.823/16, desde o dia 05 de Agosto de 2016, determinou-se a mudança no comando da Secretaria...